Líderes partidários revelam distância para com a vinda do Papa a Portugal

Os vários líderes partidários portugueses têm mantido face à visita do Papa Francisco uma certa distância institucional, com a líder do CDS, Assunção Cristas, a ser a única a abordar a questão do ponto de vista pessoal. Segundo uma recolha efectuada pela Agência Lusa, Cristas é mesmo a única líder partidária que estará em Fátima enquanto peregrina.

António Costa estará presente enquanto Primeiro-Ministro para uma cerimónia protocolar com o líder religioso e Assunção Cristas estará em Fátima enquanto peregrina, sendo os únicos dois líderes partidários a marcarem presença no Santuário, que este ano recebe as comemorações do centenário das aparições.

O líder do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, justificou que “o programa da visita do Papa é inteiramente preenchido por compromissos religiosos, não havendo nenhum momento oficial associado à sua qualidade de chefe de Estado”, entendendo assim que não deve marcar presença na visita do Papa Francisco.

O Partido Social Democrata não avançou com qualquer justificação nem esclareceu se Pedro Passos Coelho estaria presente, enquanto os Verdes, o Bloco de Esquerda e o PAN garantiram não estar presentes em Fátima.

Assunção Cristas foi a única a confirmar a sua presença, embora do ponto de vista pessoal, enquanto peregrina. A líder centrista dedicou ainda o seu último artigo de opinião no Correio da Manhã à visita papal que decorre entre hoje e amanhã.

Descomplicador:

Assunção Cristas, enquanto peregrina e António Costa, enquanto Primeiro-Ministro, são os únicos líderes partidários a marcar presença na visita do Papa Francisco. Todos os outros optaram por manter um distanciamento face à visita papal.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *