Ana Catarina Mendes volta a estar no centro da polémica

A Secretária-Geral adjunta do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, está novamente debaixo de fogo. Depois da entrevista que provocou a cisão entre o PS Porto e Rui Moreira, agora é a concelhia de Braga a ter aprovado por unanimidade uma moção de censura à nº2 de António Costa.

Em causa está o processo autárquico deste ano. Para o PS Braga, Ana Catarina Mendes dá corpo a uma “postura de posso e mando” que o aparelho socialista de Braga recusa. O candidato à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, é também alvo de censura por parte dos socialistas bracarenses.

A moção de censura foi aprovada na semana passada, mas o PS Braga está a ponderar tornar público o documento, devido à falta de resposta de António Costa, na qualidade de Secretário-Geral do Partido Socialista.

Ao Observador, Ana Catarina Mendes reconhece que em Braga o processo autárquico não tem sido pacífico, mas acrescenta que “o PS felizmente é um partido plural e abrangente. Isso permite que no Congresso Nacional tenhamos definido como critério recandidatar todos os presidentes de câmara eleitos. Não há democracia sem procedimentos, não há democracia sem regras”.

A iniciativa que provocou a cisão foi marcada pelo presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, que se incompatibilizou com o PS de Braga, tendo a representação nacional do PS irritado a distrital de Braga que avançou então com a moção de censura.

Descomplicador:

A Secretária-Geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, foi alvo de uma moção de censura por parte da distrital de Braga, devido a discórdias entre a candidatura apoiada pela nacional do partido e o entendimento da distrital dos socialistas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *