Marcelo em silêncio sobre a eutanásia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se colocou à margem do debate sobre a eutanásia, apesar de ter vindo a público pedir uma discussão abrangente sobre o tema. Marcelo Rebelo de Sousa diz que só se pronunciará quando tiver um diploma para aprovar. Já Maria de Belém entende que a questão deve ir ao Tribunal Constitucional.

“Não vou tomar uma posição até ao final do processo, qualquer que ele seja. Só tomarei uma posição se tiver que tomar em termos constitucionais. Se chegar a Belém um diploma para promulgar”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na abertura do ciclo de debates lançados pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

O Presidente da República diz que não quer “condicionar a opinião de ninguém” e que pretende ficar de “mãos livres para decidir em função do que me for apresentado”, apesar de admitir ter já uma posição sobre o tema.

Entretanto nesse debate lançado pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Maria de Belém Roseira, candidata à Presidência da República e ex-Ministra da Saúde, disse que os diplomas sobre a despenalização da morte medicamente assistida devem ser alvo de uma “consulta preventiva” por parte do Tribunal Constitucional, avançando ainda com a hipótese intermédia da “sedação até à morte”, ou seja, até que a doença acabe por ditar a morte do paciente.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa disse na abertura do debate do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida que não vai tomar nenhuma posição pública sobre a eutanásia e que falará apenas quando for chamado a decidir sobre um diploma. Já Maria de Belém considera que os diplomas devem ser alvo de “consultas preventivas” do Tribunal Constitucional.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *