Mário Centeno volta a colocar-se na corrida para o Eurogrupo

O Ministro das Finanças português, Mário Centeno, é um dos nomes novamente a considerar para a liderança do Eurogrupo, o grupo europeu informal constituído pelos responsáveis das finanças da Zona Euro. António Costa também não fechou a porta a uma liderança de Centeno.

Em entrevista à CNBC, Mário Centeno disse que “os assuntos em Portugal são para manter em boas mãos, não necessariamente nas minhas”, abrindo assim a porta a uma eventual disponibilidade para liderar o Eurogrupo, como tinha sido avançado há um mês, segundo o jornal Expresso.

Anteriormente, António Costa tinha afastado essa possibilidade, visto que Mário Centeno tinha “assuntos pendentes em Portugal” para resolver, nomeadamente a saída do país do Procedimento por Défice Excessivo. Normalizadas as relações com a União Europeia, a janela de oportunidade parece ter-se reaberto para o Ministro das Finanças nacional.

“Não apresentamos candidatura nem fugimos às responsabilidades”, disse António Costa, não “cortando” assim as possibilidade a Mário Centeno, e acrescentando até que Portugal não recusará a proposta “se se vier a colocar”.

O Expresso refere ainda o timing em que o assunto volta a ser referido, precisamente no dia a seguir em que foi conhecida a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.

Descomplicador:

O Ministro das Finanças português, Mário Centeno, abriu a porta à possibilidade de poder ir para a liderança do Eurogrupo. Resolvidas as questões entre Portugal e a União Europeia, Mário Centeno parece agora mais disponível para assumir o desafio europeu e conta com o apoio de António Costa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *