PAN Madeira impossibilitado de integrar coligação anuncia dissolução

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) da Madeira anunciou a dissolução dos órgãos regionais devido a desentendimentos com a sede nacional do partido. Os membros do PAN da Madeira queixam-se da falta de autonomia para decidirem integrar ou não coligações eleitorais nas eleições autárquicas.

“O PAN, através dos seus órgãos sediados em Lisboa, é dos poucos partidos de entre o espectro político nacional que não possibilita que as suas delegações regionais possam decidir com autonomia integrar coligações de âmbito autárquico ou regional”, dizem os órgãos regionais, acrescentando ainda que “era vontade deste órgão regional integrar a coligação `Confiança` no Funchal e estar aberto a integrar outras coligações onde o ideário do partido fosse respeitado e as suas causas potenciadas”.

O Pessoas-Animais-Natureza madeirense queixa-se ainda de que “a direcção nacional impossibilitou a manutenção da sede regional, não tendo facilitado os meios logísticos necessários”, entendendo assim que a melhor decisão é dissolver os órgãos regionais e agradecendo aos madeirenses pelo apoio dado ao longo dos últimos anos.

Entretanto, segundo o jornal Público, a direcção nacional do partido entende que para se afirmar ideologicamente deve concorrer com listas próprias, não possibilitando aos órgãos regionais a integração de coligações eleitorais para as eleições autárquicas marcadas para 1 de Outubro.

Descomplicador:

O PAN da Madeira anunciou a sua dissolução devido ao facto de a direcção nacional do partido não dar autonomia para integrar coligações eleitorais. A sede nacional defende-se ao dizer que para se afirmar ideologicamente o partido deve concorrer em listas próprias.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *