Financiamento, acção social e importância dos Politécnicos em debate no Encontro Nacional

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) vai promover nos dias 2, 3 e 4 de Junho mais um Encontro Nacional de Politécnicos, que vai decorrer na Guarda, tendo como anfitrião, o Instituto Politécnico local. Ao Panorama, o presidente da FNAEESP, João Cardoso, diz que “as expectativas estão elevadas, atentando que existe uma necessidade de colocar alguns temas em agenda”.

Os temas em destaque nesta edição são a discussão global do ensino superior politécnico, mas também o desenvolvimento regional através do ensino superior, o financiamento do ensino superior e o investimento privado e ainda a acção social. João Cardoso considera que algumas destas temáticas “não têm tido alguma consideração por parte dos responsáveis governativos e nos quais importa colocar um foco para valorizar não só o ensino superior politécnico mas sim, todo o ensino superior e as regiões e que este se encontra inserido”.

No Sábado intervém o Director Geral do Ensino Superior, João Queiroz, mas também João Duarte Silva, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. No Sábado participam ainda responsáveis dos Institutos Politécnicos de Lisboa, de Bragança e do Porto. Para debater a acção social no ensino superior foram convidados, Miguel Jerónimo, dos Serviços de Acção Social do IP Leiria e a deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes.

João Cardoso vinca ainda o facto deste encontro se realizar na Guarda, tendo em conta que “para a FNAEESP a descentralização de actividades tem de ser uma constante, visto termos um largo conjunto de Associações de Institutos Politécnicos fora dos grandes centros urbanos. Não podemos querer discutir e realizar catividades nos centros onde tudo acontece e desvalorizarmos todo o resto porque está longe apesar de ter capacidades e condições para em determinados casos fazer mais e melhor do que quem está noutras cidades.”, diz o presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico.

Segundo a organização do evento, após o encerramento dos trabalhos seguirá um documento a diversas entidades onde irão ser expostos os vários pontos que importa serem resolvidos até ao fim da presente legislatura.

Descomplicador:

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico promove entre os dias 2 e 4 de Junho o Encontro Nacional de Politécnicos, no Instituto Politécnico da Guarda, onde vai debater o desenvolvimento regional através do ensino superior, o financiamento do ensino superior e o investimento privado e ainda a acção social.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *