Autárquicas em Portugal e independência na Catalunha?

Dia 1 de Outubro é dia de eleições autárquicas em Portugal, mas na Catalunha pode ser também um dia decisivo. O referendo sobre a independência da região foi já marcado por Carles Puidgemont e a pergunta a colocar aos eleitores também já está escolhida.

“Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?” é a questão que será colocada aos eleitores no Domingo, 1 de Outubro, no referendo sobre a independência desta região. A data e a questão foi avançada por Carles Puidgemont, que apareceu na sede do governo regional acompanhado de todo o executivo.

Ainda assim, segundo o jornal El Espanhol, o governo de Mariano Rajoy pode ainda tentar evitar a realização do referendo, empurrando a data de realização da consulta popular para o dia 11 de Setembro.

No entanto, esta não é a primeira vez que é marcado um referendo pela independência da Catalunha. Em 2014, Artur Mas, líder do governo regional na época, realizou um referendo não reconhecido por Espanha, onde 80% dos eleitores optaram pela independência. Entretanto, o Tribunal Constitucional tem vindo a impedir a realização de novas consultas populares.

Descomplicador:

Carles Puidgemont marcou para o dia 1 de Outubro um referendo popular sobre a independência da Catalunha. No entanto, o Tribunal Constitucional espanhol deverá impedir, novamente, a realização desta consulta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *