Macron dá mais um passo rumo à maioria

Emanuel Macron conseguiu ontem à noite mais uma grande vitória para o partido que fundou para se candidatar às eleições legislativas francesas, depois de ter vencido as presidenciais. Macron parte para a segunda volta com possibilidade de controlar 70% do Parlamento, apesar da elevada abstenção registada.

Depois de ter vencido as eleições presidenciais com dois terços dos votos, sobre Marine Le Pen, Emanuel Macron deu ontem continuidade à “revolução” politica que está a liderar em França. Também nas eleições legislativas existe segunda volta, mas as projecções indicam que o partido de Macron pode controlar 70% do Parlamento francês.

O Republica Em Marcha vai contar com 415 a 445 deputados, num total de 577 assentos. Os Republicanos deverão conquistar o 2º lugar, com 80 a 100 deputados, seguindo-se o Partido Socialista, com 30 a 40 deputados, registando uma das quedas mais abruptas nestas eleições. A Frente Nacional, de Marine Le Pen, deverá eleger entre um a quatro deputados.

Ainda assim, um dos destaques deste acto eleitoral foi a elevada taxa de abstenção, que superou pela primeira vez os 50% (atingiu os 52%), onde, a par do calor e das praias cheias, bem como da final de Roland Garros é apontado outro factor: os franceses, entre primárias, presidenciais e legislativas, foram chamados a votar oito vezes nos últimos oito meses. A segunda volta está assim marcada para o próximo Domingo, 18 de Junho.

Descomplicador:

Emanuel Macron conseguiu ontem mais uma vitória, com o seu partido a vencer a primeira volta das eleições legislativas e com as projecções a apontarem que o Republica Em Marcha pode controlar 70% do Parlamento francês.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *