Hermínio Loureiro detido por indícios de corrupção

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, foi ontem detido no âmbito da Operação Ajuste Secreto. Juntamente com Hermínio Loureiro, foram detidos outros seis suspeitos, entre eles o sucessor de Hermínio Loureiro, Isidro Figueiredo e ainda José Oliveira, presidente do PSD local, todos eles indiciados por corrupção.

A investigação da Operação Ajuste Secreto indiciou os sete detidos por suspeitas de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência na forma como a Câmara de Oliveira de Azeméis adjudicou contratos a várias empresas, “manipulando as regras da contratação pública”, segundo indica o comunicado difundido pela Policia Judiciária. Está também a ser investigada a forma como alguns clubes locais receberam subsídios de forma indevida.

A par dos responsáveis politicos foram ainda detidos quatro empresários locais. Hermínio Loureiro é actualmente vice-presidente da Federação de Futebol, tendo sido ainda presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, bem como presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis. Isidro Figueiredo é o actual presidente da autarquia e é até ao momento o candidato do PSD às eleições autárquicas de 1 de Outubro.

Esta operação envolveu 90 inspectores, tendo sido efectuadas buscas nas Câmaras de Oliveira de Azeméis, Gondomar, Estarreja, Matosinhos e Albergaria-a-Velha. Entre os clubes investigados encontra-se a União Desportiva Oliveirense, um dos mais representativos da região.

Descomplicador:

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, foi ontem detido no âmbito da Operação Ajuste Secreto, sendo suspeito de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *