Porto convidado a integrar Comissão de candidatura à Agência Europeia do Medicamento

O Ministro da Saúde contactou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, para o líder da autarquia indicar nomes que possam integrar a Comissão de candidatura de Portugal à Agência Europeia do Medicamento, revogando assim uma decisão tomada há meses atrás. Manuel Pizarro, candidato do PS ao Porto, reclama alguns dos “louros” dessa alteração e aponta o trabalho como a prioridade actual.

Rui Moreira convocou já uma reunião extraordinária do executivo portuense para debater a melhor forma de abordar a candidatura da cidade à Agência Europeia do Medicamento, depois do volte-face do Ministério da Saúde. A reunião servirá para aprovar a integração de responsáveis da cidade na comissão de candidatura, bem como os nomes a indicar por parte da autarquia do Porto.

Ricardo Valente, vereador eleito pelo PSD, responsável pela InvestPorto e Eurico Castro Alves, médico no Hospital de Santo António, são os nomes que partem na frente para integrar esta comissão de candidatura. Eurico Castro Alves foi um nome inicialmente sugerido por Manuel Pizarro, devido à experiência na área da regulação de saúde.

Apesar do Porto integrar agora esta comissão de candidatura, Manuel Pizarro, vereador eleito pelo PS que entretanto divergiu de Rui Moreira, mantém a intenção de criar um grupo de trabalho autónomo, constituído pelos centros hospitalares de S. João e do Porto, o Instituto Português de Oncologia do Porto, a Universidade do Porto e as universidades Católica e Fernando Pessoa, o Instituto Politécnico do Porto e o Pólo de Competitividade da Saúde/Heath Cluster Portugal.

Para já, Rui Moreira mostra-se satisfeito com esta mudança por parte do Governo, dizendo que “no final, pode ganhar Lisboa, mas já não é por decreto”, enquanto Manuel Pizarro, diz que esta “é uma enorme vitória do Porto. Estou muito contente por estar associado a esta vitória, mas não a quero reivindicar para mim nem para o meu partido”.

Descomplicador:

O Ministro da Saúde contactou Rui Moreira para lhe pedir que o Porto indicasse dois elementos para integrar a comissão de candidatura à Agência Europeia do Medicamento. Rui Moreira convocou já uma reunião extraordinária do executivo municipal para aprovar a integração de dois elementos e o nome das duas personalidades.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *