Praça de São Bento passa a Praça da Constituição

A Praça de São Bento, em frente à Assembleia da República, vai ver o seu nome alterado para Praça da Constituição de 1976, segundo uma proposta da vereadora lisboeta Catarina Vaz Pinto.

“Compromisso histórico” é o motivo apontado pela Câmara Municipal de Lisboa para sugerir a alteração do nome da Praça de São Bento para Praça da Constituição de 1976. A proposta será debatida em primeira instância na reunião do executivo da Câmara de Lisboa, esta Quinta-Feira.

“A Constituição de 1976 traduz um compromisso histórico entre as diversas forças políticas que constituíam a Assembleia Constituinte, respondendo eficazmente às dificuldades e necessidades prementes que o país atravessava”, diz o documento que justifica a alteração da toponímia do local.

Esta alteração teve já o aval da Comissão de Toponímia da Assembleia Municipal de Lisboa, bem como da Junta de Freguesia da Estrela, onde se localiza a Assembleia da República. A, ainda Praça de São Bento, tem sido nos últimos anos palco privilegiado de muitas manifestações e vigílias junto ao Parlamento.

Descomplicador:

A Praça de São Bento, em frente à Assembleia da República, vai ver o seu nome alterado para Praça da Constituição de 1976, devido ao “compromisso histórico” do local para com a Constituição de 76. A decisão será tomada na reunião da Câmara Municipal de Lisboa esta Quinta-Feira.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *