Ministra da Administração Interna: “O momento mais difícil da minha vida”

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, deu ontem a primeira grande entrevista após a tragédia de Pedrógão Grande. À RTP, a Ministra da Administração Interna disse que este é “o momento mais difícil da minha vida”, dizendo ainda que optou por “dar em cara” em vez de simplesmente pedir a demissão.

“Aquilo que é mais fácil para um político é demitir-se perante uma dificuldade. Optei por continuar com a minha missão de serviço público, estando aqui a dar a cara e assumindo a responsabilidade 24 sobre 24 horas”, disse Constança Urbano de Sousa na Grande Entrevista da RTP, quando questionada sobre se estaria a pensar pedir a demissão, considerando ainda ser “muito prematura” concluir que o Estado falhou.

Constança Urbano de Sousa diz precisar de “dados que ainda não tenho” para poder concluir que existiram falhas, não excluindo no entanto a realização de um inquérito independente que permita investigar todos os detalhes sem depender das entidades governamentais. A ministra com a tutela da Protecção Civil garantiu ainda que não existiu uma “falha total” do SIRESP, o sistema de comunicações de emergência.

Quanto à origem do incêndio, Constança Urbano de Sousa não deu eco às palavras do presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares, ao dizer que “o inquérito não terminou e não podemos afirmar se houve ou não mão criminosa. Dizer isso é leviano”, considera a ministra.

Descomplicador:

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, considerou a catástrofe de Pedrógão Grande o pior momento da sua vida e diz que optou por “dar a cara” em vez de se “demitir perante uma dificuldade”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *