Criticos de Passos juntam-se nas eleições do PSD Lisboa

Pedro Passos Coelho tem enfrentado desde ontem várias críticas, devido à gaffe que cometeu na visita a Pedrógão Grande. No entanto, esse não é o único problema do líder dos sociais-democratas. As eleições da distrital de Lisboa estão a ser um teste para o apoio a Pedro Passos Coelho, numa das distritais mais relevantes do partido. Um grupo de “barrosistas” declarou o seu apoio a Nuno Morais Sarmento.

As eleições para a assembleia distrital de Lisboa estão marcadas para 1 de Julho e Nuno Morais Sarmento é um dos candidatos. Segundo o Expresso, por não terem encontrado um candidato forte à Comissão Politica Distrital (órgão executivo), os não apoiantes de Passos Coelho concentraram-se na Assembleia Distrital, onde Morais Sarmento encabeça assim um conjunto de figuras ligadas à liderança de Durão Barroso.

A lista de Morais Sarmento tem como primeira subscritora, Manuela Ferreira Leite, ex-líder do partido e uma voz permanentemente dissonante de Passos Coelho, mas conta também com o apoio de José Luis Arnaut, braço-direito de Durão Barroso durante o governo em 2002 e de Maria da Graça Carvalho, ex-Ministra da Educação, bem como de Pedro Roseta, ex-Ministro da Cultura.

As eleições para a distrital de Lisboa vão decorrer sem o apoio da estrutura nacional do partido, que apela sempre aos órgãos locais para não marcarem eleições para períodos eleitorais nacionais. Apesar disso, Pedro Pinto anunciou a marcação de eleições e assumiu ele próprio uma candidatura à liderança da distrital.

Recorde-se ainda que, a concelhia de Lisboa encontra-se também num vazio de liderança, depois da demissão de Mauro Xavier e dos problemas com a liderança interina de Rodrigo Gonçalves.

Descomplicador:

Os críticos de Pedro Passos Coelho juntaram-se numa lista candidata à Assembleia Distrital de Lisboa, liderada por Nuno Morais Sarmento. O ex-Ministro da Presidência é apoiado por Ferreira Leite, José Luis Arnaut, Maria da Graça Carvalho e Pedro Roseta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *