129 candidatos concorrem sozinhos nas autárquicas

Cerca de 129 candidatos concorrem sozinhos às eleições autárquicas. A maioria dos casos dá-se em Juntas de Freguesia com pouca população e assim antes da realização do sufrágio eleitoral, esses candidatos sabem já que a vitória não lhes vai fugir.

Segundo a revista Sábado, foram detectados já 129 casos em que existe apenas um candidato às eleições autárquicas, devido ao despovoamento do território e ao “défice democrático local”, como apontam alguns especialistas no tema.

Maria do Carmo Bica, ex-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, explicou ao Jornal de Noticias que, “existem aldeias onde as pessoas com mais iniciativa, em idade activa, saíram todas. Ficaram os mais velhos, reformados, e algumas crianças. Em alguns casos, nem crianças ficaram”, o que dificulta a realização de listas para as eleições.

Outro exemplo apontado por Maria do Carmo Bica é o facto de a principal empregadora ser a autarquia local, exemplificando que, “em São Pedro do Sul, a principal empregadora é a Câmara Municipal, através da própria autarquia ou das termas. Por isso, quase todas as famílias têm alguém a trabalhar ali. Há quatro anos, eu própria tive dificuldade em criar uma lista, porque o medo existe. Mas o que acontece em São Pedro do Sul acontece em muitos outros concelhos”.

Assim, existem já um conjunto de freguesias, que antes mesmo do dia 1 de Outubro conhecem já o nome do próximo presidente da Junta para os próximos quatro anos.

Descomplicador:

129 freguesias conhecem já o nome do próximo presidente da Junta, pois existe apenas um candidato. A desertificação dos territórios, bem como a elevada dependência das Câmaras Municipais conduz a casos destes um pouco por todo o país.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *