Hoje é dia de Festa do Pontal

A Festa do Pontal é o evento da rentrée politica em Portugal. Pela fama que foi conquistando ao longo dos anos e com Pedro Passos Coelho a marcar presença nos últimos anos, o Pontal é tido como o tiro de partida para um novo ano politico. Hoje, o inicio da festa está marcado para as 19h, no Calçadão da Quarteira.

A 29 de Agosto de 1976, Francisco Sá Carneiro promoveu a primeira festa do Pontal, no Pinhal do Pontal, em Faro. O líder social-democrata entendia que o Algarve precisava de uma atenção especial e sem saber, iniciou uma das maiores tradições do PSD até aos dias de hoje.

Com Cavaco Silva, o Pontal ganhou outra relevância. Algarvio, o líder do PSD durante uma década foi presença assídua e transformou a festa da rentrée num dos grandes momentos políticos do ano. Outro dos nomes míticos é o de José Mendes Bota, ex-deputado, presidente do PSD Algarve durante vários anos e presidente da Câmara de Loulé entre 1982 e 1985.

O ano passado, em entrevista ao jornal Público, Mendes Bota contou até um episódio de que quando o partido estava falido, na liderança de Marcelo Rebelo de Sousa, foi o próprio presidente do PSD a passar um cheque de cinco mil contos, para evitar que o Pontal deixasse de se realizar.

Foi aliás com Mendes Bota que a Festa do Pontal passou para a localização actual. Em 2006, a festa social-democrata passou a realizar-se no Calçadão da Quarteira, onde decorre até aos dias de hoje. Pedro Passos Coelho tem sido uma presença assídua e em 2015 abriu até a festa ao CDS, onde levou Paulo Portas como parceiro da coligação Portugal à Frente.

Hoje, Pedro Passos Coelho está de regresso, a solo, a partir das 19h, no Algarve.

Descomplicador:

Hoje é dia da Festa do Pontal, a iniciativa de rentrée partidária do PSD. Criada em 1976 por Sá Carneiro, o Pontal mudou já de localização diversas vezes, mas é nos dias de hoje uma das maiores tradições dos sociais-democratas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *