Trump volta atrás e culpa os dois lados na tragédia de Charlottesville

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, discursou hoje na Trump Tower e voltou atrás na palavra sobre a tragédia de Charlottesville, onde um carro matou um manifestante que participava numa marcha contra as manifestações da extrema-direita.

Depois de condenar, primeiro ligeiramente e depois com mais veemência, os grupos de ódio e supremacistas de extrema-direita, Donald Trump voltou hoje atrás na palavra e distribuiu as culpas pelos dois lados: pelos manifestantes da extrema-direita e pelos que se manifestaram contra essa marcha.

“E então a alt-left [esquerda alternativa] que carregou, como vocês dizem, sobre a alt-right, têm algum tipo de culpa?” perguntou Donald Trump na intervenção de hoje. Apesar de chamar “assassino” ao jovem que matou um manifestante de esquerda, que participava na marcha anti-extrema-direita, Trump não atribuiu unicamente culpas à “alt-right”, a extrema direita norte-americana.

Donald Trump acrescentou que “foi um dia horrível. Havia um grupo de um lado que era violento e um grupo do outro lado que também era muito violento. Ninguém quer dizer isso, mas estou dizê-lo agora”.

Nesta manifestação de extrema-direita participaram mais de 6 mil pessoas, o que tornou esta marcha da extrema-direita nos Estados Unidos da América nas últimas décadas.

Descomplicador:

Donald Trump voltou hoje com a palavra atrás ao distribuir as culpas sobre a tragédia de Charlottesville às duas facções. “E então a alt-left [esquerda alternativa] que carregou, como vocês dizem, sobre a alt-right, têm algum tipo de culpa?”, inquiriu o presidente dos Estados Unidos da América.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *