Bruxelas apoia Pedrógão com 45 milhões de euros

A Comissão Europeia aprovou esta Quinta-Feira o Programa Regional da Politica de Coesão, que aprovou um fundo de 45 milhões de euros para a requalificação de Pedrógão Grande, após a tragédia dos incêndios, que vitimou 64 pessoas.

A verba disponibilizada será sobretudo para recuperar a actividade económica do concelho e para reconstruções infra-estruturais ao nível mais básico (águas, saneamento, entre outros). “Esta reorientação dos fundos ajudará a Região Centro a retomar o seu curso normal e ajudará os portugueses a virar a página deste capítulo doloroso”, disse Corina Cretu, Comissária Europeia para a Politica Regional.

A Comissária Europeia esclareceu ainda que “25 milhões de euros poderão ser usados para restaurar a capacidade de produção das empresas locais, incluindo equipamentos e máquinas que tenham sido destruídas nos incêndios. 20 milhões de euros poderão ser investidos em serviços públicos e no restauro das infraestruturas críticas como reparos nas estradas, restauro dos sistemas de distribuição de água ou substituição de veículos de transporte municipais”.

Esta é assim mais uma ajuda ao município de Pedrógão Grande, cuja maior dificuldade neste momento tem sido gerir e aplicar todos os fundos disponíveis, ainda para mais face ao apertado calendário eleitoral. A par deste Programa Regional da Politica da Coesão, Portugal está ainda a ser auxiliado no combate aos fogos pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Descomplicador:

A Comissão Europeia aprovou um fundo de 45 milhões de euros para a reconstrução de Pedrógão Grande, que serão aplicados na recuperação do tecido empresarial local e na reconstrução de infra-estruturas de água e saneamento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *