Resultados provisórios em Angola dão vitória ao MPLA

Os primeiros resultados provisórios em Angola dão a vitória ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderado por João Lourenço e que é também o partido de José Eduardo dos Santos. Com mais de metade dos votos contados, o MPLA regista 64,58%.

Até meio da tarde de hoje foram contados perto de seis milhões de votos dos 9.317.294 eleitores registados, faltando neste momento escrutinar um terço das mesas de voto, com o MPLA a não ter ainda assegurado a maioria qualificada, apesar de ter garantido de manhã que tal ia acontecer.

O MPLA regista 64,58%, a UNITA, 24,4% e a CASA-CE, 8,56%. A abstenção vai neste momento nos 23%, segundo a Comissão Nacional de Eleições de Angola.

No entanto, apesar do MPLA ter já anunciado a eleição de João Lourenço e a maioria qualificada do partido, a UNITA garante que os resultados são falsos e totalmente diferentes da contagem paralela que está a ser realizada pelo partido, existindo já a ameaça de impugnação das eleições.

Descomplicador:

São já conhecidos os primeiros resultados provisórios de Angola, que registam 64% para o MPLA de João Lourenço e uma abstenção de 23%. No entanto, a UNITA diz que os resultados são falsos e diferentes da contagem paralela que o partido está a realizar.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *