Membros da CNE de Angola distanciam-se dos resultados

Vários membros da Comissão Nacional de Eleições de Angola vieram ontem distanciar-se dos resultados provisórios difundidos pela imprensa, por não saberem de onde surgiram. Este é mais um dado que vem trazer várias dúvidas ao escrutínio das eleições angolanas.

“Não nos revemos na comunicação da CNE porque não foi feita com base nos preceitos legais, nem participamos na produção daqueles resultados. Com base na lei, cabe à CNE congregar os resultados eleitorais apurados por cada uma das candidaturas nas mesas de voto, com base nas informações fornecidas pelas comissões provinciais eleitorais que são os órgãos locais da CNE. Nenhuma comissão se reuniu para produzir os resultados que foram anunciados. Aqui estão membros da coordenação técnica do centro de escrutínio e eles não participaram na produção daqueles resultados”, disse um dos membros da Comissão Nacional de Eleições que participou na conferência de imprensa.

Os dados provisórios divulgados apontaram 64% para o MPLA e 24% para a UNITA, mas numa inédita conferência de imprensa, membros da CNE angolana vieram demarcar-se da divulgação destes dados. Quando foram divulgados faltava escrutinar um terço das mesas de voto do país.

Anteriormente, já o porta-voz da UNITA, tinha garantido que os resultados divulgados eram falsos e que o escrutínio paralelo do partido apontava dados totalmente diferentes.

Descomplicador:

Vários membros da Comissão Nacional de Eleições de Angola vieram ontem demarcar-se dos resultados provisórios divulgados pela imprensa e que atribuíam 64% ao MPLA e 24% à UNITA.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *