Agência Europeia do Medicamento com impacto de 1130 milhões

A transferência da Agência Europeia do Medicamento para Portugal traria um impacto económico de 1130 milhões de euros, segundo avança o Diário de Noticias. O estudo foi realizado pela consultora Deloitte, a pedido do Infarmed.

De forma directa, a Agência Europeia do Medicamento teria, até 2030, um impacto de 1130 milhões de euros na economia nacional e acrescentaria 5300 postos de trabalho. Este estudo foi pedido pela agência nacional do medicamento, o Infarmed, para analisar o impacto da agência europeia no território nacional.

Ainda assim, tal transferência está ainda longe de acontecer, tendo em conta que 21 países se candidataram a receber esta agência europeia, tida como uma das maiores e portanto uma das mais desejadas pelos países europeus.

É no entanto a ter em conta que este estudo foi pedido quando a cidade candidata por Portugal era Lisboa, algo que entretanto mudou para o Porto. O estudo foi realizado tendo como base a construção de um edifício de raiz, algo que pode não acontecer no Porto, com duas das três propostas a referirem a readaptação de edifícios já existentes.

O Diário de Noticias cita ainda o estudo, para referir que “ao contrário de outros investimentos, por exemplo em ventos, os quais têm um impacto económico circunscrito a determinado momento, a presença da EMA em Portugal permitiria assegurar um conjunto de benefícios duradouro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa”, mostrando assim as vantagens em receber a Agência Europeia do Medicamento.

Descomplicador:

Um estudo encomendado pelo Infarmed à Deloitte conclui que a transferência da Agência Europeia do Medicamento para Portugal pode ter um impacto de 1130 milhões de euros na economia nacional até 2030. O estudo foi no entanto efectuado quando a cidade sede era Lisboa e não o Porto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *