Merkel a favor de Ministro das Finanças europeu

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável à criação de um Ministro das Finanças europeu e de um orçamento para a zona euro, que devia começar por ser apenas um auxiliar para a execução de reformas nos países-membros.

Na conferência de imprensa de Verão, a quatro meses das eleições gerais na Alemanha, Angela Merkel defendeu a reconversão do fundo permanente de resgate num fundo monetário europeu e adiantou que está, em conjunto com Emanuel Macron, a estudar a criação de um Ministro das Finanças para a zona euro.

“Rapidamente posicionei-me a favor de um orçamento comum para o euro, mas não um com centenas de milhões, com pequenas quantias para começar. Para fazer reformas quando não há margem do PEC. Para apoiar”, explicou Merkel, explicando que o orçamento seria sobretudo para ajudar “na fase das reformas”, onde deu o exemplo de Espanha.

Angela Merkel entende que estas alterações iriam trazer maior estabilidade à zona euro e revelou estar já a discutir com o presidente francês a questão do Ministro das Finanças europeu, que entende ser mais um mecanismo para “superar situações inesperadas”.

A chanceler alemã mostrou-se ainda satisfeita com o desempenho dos países da zona euro e com a descida sustentada das taxas de desemprego.

Descomplicador:

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável à criação de um orçamento para a zona euro, bem como da criação da figura de um Ministro das Finanças europeu, uma proposta que está já a acertar com o presidente francês, Emanuel Macron.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *