António Costa e Marcelo já “responderam” a Cavaco Silva

Cavaco Silva voltou ontem ao palco mediático, com a intervenção que protagonizou na Universidade de Verão da JSD em Castelo de Vide. Com ataques a António Costa e a Marcelo Rebelo de Sousa, ainda que de forma indirecta, o ex-Presidente da República não ficou hoje sem resposta.

O Primeiro-Ministro, António Costa, foi o primeiro a reagir ao dizer que “é natural que alguém que durante tantos anos foi politico profissional tenha agora algumas saudades do palco, e é também natural que haja pessoas que tenham saudades do estilo presidencial que o professor Cavaco representou”, disse à margem da abertura da AgroSemana – Feira Agricola do Norte.

António Costa disse ainda que não entendeu as palavras de Cavaco Silva como criticas ao executivo e que “não é comentador político e não faz comentários a comentários”.

Já Marcelo Rebelo de Sousa reagiu hoje durante a tarde e no mesmo tom que o Primeiro-Ministro. O Chefe de Estado disse que, “se os sucessivos Presidentes da República não têm o respeito naquilo que dizem uns dos outros em termos de forma e de conteúdo acabam por não se fazerem respeitar pelo povo. É uma questão de equilíbrio e consideração pela função presidencial e pelo prestígio das instituições democráticas e ter todo o cuidado com aquilo que se diz”.

O Presidente da República acrescentou ainda que tem o dever de ter “muito cuidado com o relacionamento com quem foi Presidente da República ou com quem o poderá ser, por uma questão de cortesia, bom senso e educação”.

Descomplicador:

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa comentaram já as palavras de Cavaco Silva, embora o tenham feito apenas quanto à forma e não quanto ao conteúdo da intervenção do ex-Presidente da República.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *