Merkel “defronta” Schulz num debate televisivo pelo poder na Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel e o ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, vão defrontar-se no único debate televisivo que vai existir na disputa pela liderança da Alemanha. Mostrar que o SPD tem uma alternativa apesar de estar coligado com a CDU de Merkel, é o maior desafio de Schulz.

Angela Merkel parte à frente para um quarto mandato com 14 pontos percentuais, mas Schulz tentará reduzir essa desvantagem no confronto televisivo onde os dois maiores desafios são desafiar a serenidade de Merkel em debate e mostrar que o SPD tem propostas alternativas apesar de estar coligado com a CDU.

Segundo uma análise do jornal Público, Angela Merkel é “especialista” em transformar em suas, propostas que foram para cima da mesa pelo SPD, como o fim do serviço militar obrigatório ou a politica da família, conseguindo assim capitalizar a seu favor, propostas que surgiram no âmbito da coligação CDU/SPD.

Angela Merkel tem estado a apostar numa campanha segura, à volta das finanças públicas, aproveitando também o facto de Wolfgang Schauble, o Ministro das Finanças, ser o politico mais popular na Alemanha. Outro dos temas que vai estar em cima da mesa são os protestos promovidos por partidos de extrema-direita, que têm afectado a campanha da chanceler alemã.

Descomplicador:

Angela Merkel e Martin Schulz,os dois principais candidatos à liderança da Alemanha, vão hoje defrontar-se no único debate televisivo previsto. O desafio de Schulz é mostrar que apesar da coligação, o partido que lidera, o SPD, tem uma alternativa para o país.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *