Merkel vence debate frente a Martin Schulz

A chanceler alemã Angela Merkel venceu o debate televisivo frente a Martin Schulz, na disputa pela liderança da Alemanha. Merkel foi mais assertiva e mais “empática”, segundo o resultado de uma sondagem que analisou o desempenho dos dois candidatos no único debate televisivo que se realizou nesta disputa.

É praticamente unânime em toda a imprensa alemã de que o melhor desempenho foi de Angela Merkel, com algumas publicações a dizerem mesmo que este foi o melhor desempenho de sempre da chanceler.

Angela Merkel esteve mais confiante e experiente nos temas sensíveis, conquistando ai vários pontos face ao seu adversário, Martin Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu. Assim, 55% das pessoas consideram que a vencedora foi Angela Merkel, contra apenas 35% que atribuem a vitória a Martin Schulz.

Schulz só ganhou num dos tópicos, o da agressividade, com uns expressivos 85%. Martin Schulz tinha neste debate uma das últimas oportunidades para poder inverter a tendência de voto, mas a experiência de Merkel acabou por ser determinante.

Neste momento, uma coligação CDU (de Merkel) com a CSU lidera as sondagens com 38% dos votos face aos 24% do SPD de Martin Schulz.

Descomplicador:

Angela Merkel venceu o debate frente a Martin Schulz, com 55% dos espectadores a atribuir a vitória à chanceler. Schulz continua assim atrás nas sondagens, não tendo conseguido inverter a tendência de voto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *