Putin: ataque à Coreia do Norte é “catástrofe global”

O presidente russo, Vladimir Putin, tem condenado recorrentemente os testes nucleares da Coreia do Norte, mas reage com cautela sobre um possível ataque militar. Para o líder russo, tal intervenção militar vai resultar numa “catástrofe global”.

Em conferência de imprensa, Vladimir Putin considerou que os testes nucleares da Coreia do Norte são “provocatórios”, mas mostrou-se cauteloso ao pedir para que os países não cedam “à histeria militar”, que pode “causar uma catástrofe global e uma enorme perda de vida”.

Vladimir Putin deslocou-se à Rússia para participar numa cimeira dos BRICs e foi lá que proferiu estas declarações. Outro dos aspectos abordados foi a questão das sanções, que a Rússia considera serem inefectivas, tal como defendeu também o embaixador junto da ONU.

A Rússia mostrou-se favorável a funções alternativas e disruptivas, tais como a moderação do conflito por parte de um país que não esteja envolvido neste conflito, neste caso a Suíça, que se ofereceu para protagonizar esse papel.

Descomplicador:

Vladimir Putin, presidente russo, disse hoje em conferência de imprensa que um ataque militar à Coreia do Norte pode resultar numa “catástrofe global e uma enorme perda de vida”. A Rússia está favorável a soluções alternativas, tal como a mediação do conflito por parte de um país não envolvido neste conflito.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *