Movimento de Varoufakis debate o estado da Europa no Porto

O DiEM25, Movimento pela Democracia na Europa 2025, que tem no ex-Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, uma das suas figuras de proa, promove o 3D – DiEM25 Debate Democracia, aberto à participação de todos tendo como principais oradores a eurodeputada Ana Gomes e os antigos membros do Parlamento Europeu, José Pacheco Pereira e Rui Tavares.

A iniciativa vai decorrer no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, dia 9 de Setembro pelas 16h. Esta iniciativa pretende discutir o estado da União Europeia e reflectir “como podem as forças sociais progressistas apresentar propostas sólidas são alguns desafios que lançamos ao nossos oradores”, diz a nota difundida pela delegação do Porto deste movimento pan-europeu.

Yanis Varoufakis, o popular mas polémico ex-Ministro das Finanças da Grécia, criou o DiEM25 após ter deixado o executivo. Este movimento foi criado com o mote: “A União Europeia será democratizada ou desintegrar-se-à”.

Este movimento pretende discutir “transparência, funcionalidade, democraticidade, modelos económicos e objectivos” da União Europeia, incluindo agora também no seu debate questões como o “terrorismo, assim como o fascismo e o nacionalismo”.

Descomplicador:

O DiEM25, movimento pan-europeu criado por Yanis Varoufakis, ex-Ministro das Finanças da Grécia, vai promover um debate entre Ana Gomes, José Pacheco Pereira e Rui Tavares, no Porto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *