“Grandes” jogam no dia das eleiçoes

Os três grandes, Benfica, Sporting e FC Porto jogam para o Campeonato Nacional no dia das eleições autárquicas, a 1 de Outubro, uma situação que aconteceu já nas últimas eleições legislativas. A Comissão Nacional de Eleições disse desconhecer as datas dos encontros.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) emitiu já o comunicado a dar conta das horas dos encontros da 8ª jornada, onde o Sporting vai defrontar o Futebol Clube do Porto, num clássico que envolve sempre milhares de adeptos, enquanto o Benfica vai defrontar o Marítimo, na Madeira, embora este jogo decorra já após o fecho das urnas.

João Machado, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, disse ao Expresso que a CNE vai emitir um parecer sobre esta matéria após a reunião plenária convocada para amanhã. Há dois anos atrás a CNE disse que “não havendo lei que expressamente os proíba, é desaconselhável a realização de eventos desta natureza. Em abstracto, potenciam a abstenção de um número que pode ser significativo de eleitores que, além dos profissionais [futebolistas, treinadores ou dirigentes] envolvidos, se deslocam para fora do local da sua residência habitual”.

Também ao Expresso, a Liga de Futebol Profissional esclarece que vai “prestar esclarecimentos [aos profissionais] relativos ao voto antecipado” informando ainda a CNE sobre os jogos a disputar no dia das autárquicas, “bem como os esclarecimentos da impossibilidade de antecipação ou adiamento dos mesmos”.

Descomplicador:

Benfica, Sporting e FC Porto vão jogar no dia 1 de Outubro, dia em que se realizam as eleições autárquicas. O Sporting e o Porto vão defrontar-se em Lisboa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *