Mais de metade dos deputados são candidatos autárquicos

116 dos 230 deputados são candidatos autárquicos nas eleições de 1 de Outubro, segundo uma recolha feita pelo portal Hemiciclo.pt. O CDS é o partido que “empresta” mais deputados às listas autárquicas, com 72% dos membros a integrarem candidaturas. Todos os restantes partidos têm praticamente metade dos parlamentares concentrados nas autárquicas.

O Hemiciclo.pt contabilizou os candidatos a todos os órgãos autárquicos, ou seja, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. O PSD tem 45 candidatos, o PS segue em segundo, ao ter 41 candidatos autárquicos. O CDS tem 13 candidatos, o Bloco de Esquerda nove e a CDU sete, enquanto Os Verdes têm a própria líder, Heloísa Apolónia.

À excepção do CDS, onde 72% dos deputados são candidatos, todos os restantes partidos “emprestam” entre 47% a 51% dos parlamentares para listas candidatas a órgãos autárquicos. Muitos deputados acumulam funções de autarcas. Em Lisboa, por exemplo, alguns deputados são também presidentes de juntas de freguesia, cargo que desempenham a tempo parcial.

A Assembleia da República está agora a regressar de férias, com a actividade parlamentar a recomeçar, mas é de esperar que até ao dia 1 de Outubro, não só os lideres partidários, mas também vários deputados estejam concentrados nos projectos autárquicos em que estão envolvidos.

Descomplicador:

116 dos 230 deputados da Assembleia da República estão envolvidos em projectos autárquicos para o mandato 2017-2021. O Hemiciclo.pt fez uma recolha de todos os deputados que estão envolvidos nas eleições de 1 de Outubro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *