Dívida vai dar “um trambolhão” diz Secretário de Estado

O Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, deu uma entrevista ao jornal digital Eco, onde admitiu que a dívida pública portuguesa é alta, mas onde garantiu também que “vai dar um trambolhão”. Na entrevista, Mourinho Félix fala ainda das consequências da saída de “lixo” do rating da Standard & Poors.

“Nós neste momento estamos com um nível de dívida alto, mas que vai dar um trambolhão, que vai ter uma queda quando pagarmos esses seis mil milhões em Outubro. Até ao final do ano Portugal ainda irá ao mercado para levantar cerca de 3 mil milhões de euros adicionais e agora com este upgrade da S&P, tal torna-se mais provável que se antecipem mais pagamentos ao FMI”, esclarece Mourinho Félix.

A dívida pública portuguesa tem sido uma das criticas da oposição, a par das cativações feitas pelo Mistério liderado por Mário Centeno.

Ricardo Mourinho Félix falou ainda das vantagens da saída de Portugal do rating “lixo” por parte de uma das três grandes agências de notação financeira. “Agora com este grau de investimento, os investidores podem tomar mais dívida pública portuguesa, porque a podem integrar nos seus portfolios de dívidas com graus de investimento. Por outro lado, havendo mais liquidez de mercado, isso também será muito importante para reduzir a volatilidade”, explica o Secretário de Estado, ao Eco.

Descomplicador:

O Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, admite que a dívida pública está alta mas que “vai dar um trambolhão” nos próximos meses. O adjunto de Mário Centeno mostra-se ainda satisfeito com a alteração do rating português, que vai facilitar o acesso aos mercados.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *