Sondagens geram alvoroço no Porto

Duas sondagens dispares geraram alvoroço politico na cidade do Porto. O Jornal de Noticias apontou um empate técnico entre Rui Moreira e Manuel Pizarro, enquanto a divulgada pelo Correio da Manhã aponta para uma larga vantagem do actual presidente e recandidato independente, Rui Moreira.

“Felizmente as sondagens não ganham eleições. Se assim fosse, para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios eu já poderia parar de fazer campanha”, reagiu Rui Moreira na sua página de Facebook, na Sexta-Feira de manhã ao tomar conhecimento das duas sondagens.

A sondagem da Universidade Católica, divulgada pelo JN, é a primeira a apontar a possibilidade de Rui Moreira não vencer, dando 34% para Rui Moreira e 33% para Pizarro, ou seja, uma diferença inferior ao erro técnico da sondagem. Neste estudo de opinião o candidato do PSD, Álvaro Almeida, tem 13% de intenções de voto.

Já a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã atribui 39,9% a Rui Moreira e “apenas”20,8% a Manuel Pizarro, do Partido Socialista. Álvaro Almeida regista 11,8%. A sondagem da Aximage foi realizada entre os dias 16 e 19 de Setembro, enquanto a da Católica foi realizada durante os dias 16 e 17 do mesmo mês.

Certo é que os dois estudos de opinião provocaram um alvoroço nas candidaturas, segundo o jornal Expresso, o que motivou as equipas de campanha para a última semana, que começa amanhã.

Descomplicador:

Dois estudos de opinião divulgados pelo JN e pelo Correio da Manhã, apontam resultados divergentes nas eleições autárquicas do Porto. O estudo da Universidade Católica/JN coloca a possibilidade de Rui Moreira não vencer, enquanto o da Aximage/CM atribuiu uma larga vantagem ao actual presidente.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *