Theresa May prepara-se para colocar cheque em cima da mesa

A líder britânica Theresa May prepara-se para oferecer um pacote de ajudas financeiras à União Europeia por forma a avançar com o Brexit. A ideia é que o dinheiro sirva para desbloquear as negociações e evitar perdas para os parceiros europeus devido à saída do Reino Unido.

 

O Finantial Times avança que a Primeira-Ministro britânica está disposta a avançar com 20 mil milhões de euros para selar financeiramente o acordo entre o Reino Unido e a União Europeia, desbloqueando assim as negociações para o Brexit.

A ideia de avançar com proposta financeira é para evitar que os países europeus não sejam prejudicados face aos orçamentos europeus já aprovados, que vão até 2020. Theresa May discursou na Sexta-Feira sobre este tema, propondo um período de transição de dois anos.

“Durante o período de implementação, os cidadãos continuarão a poder vir e viver no Reino Unido mas haverá um sistema de registo, uma preparação essencial para o novo regime. A partir de hoje, estas considerações apontam para um período de transição de dois anos”, disse Theresa May, que quer também que o Reino Unido continue a ser um parceiro privilegiado da União Europeia em termos económicos e de segurança.

Descomplicador:

A Primeira-Ministra britânica, Theresa May, quer um período de transição de dois anos entre o Reino Unido e a União Europeia, podendo ainda avançar com uma proposta financeira por forma a não prejudicar os orçamentos comunitários já aprovados.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *