Comissão Nacional de Eleições apela a contenção

A Comissão Nacional de Eleições emitiu um comunicado onde apela à contenção dos candidatos aos órgãos das autarquias locais no que toca a declarações politicas no dia das eleições, que geram sempre inúmeras queixas junto deste órgão.

“Vem a Comissão Nacional de Eleições apelar a todos os intervenientes, sejam candidatos, responsáveis políticos,  agentes do processo eleitoral ou profissionais da comunicação social, para que se abstenham de quaisquer actuações que possam constituir propaganda eleitoral no dia das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais”, diz o comunicado da CNE.

A Comissão Nacional de Eleições diz ainda que “desaconselha-se vivamente a presença/participação destes titulares em programas a emitir pelos órgãos de comunicação social”, por forma a evitar assim propaganda politica durante as horas em que as urnas estão abertas aos eleitores, o que vai acontecer entre as 8h e as 19h.

Diz ainda o órgão responsável pela fiscalização das campanhas eleitorais que, “as leis eleitorais proíbem a prática de quaisquer actos que, directa ou indirectamente, possam consubstanciar propaganda eleitoral, por qualquer meio, até ao fecho das urnas”.

Descomplicador:

A Comissão Nacional de Eleições apelou aos candidatos aos órgãos autárquicos que se contenham nas declarações politicas durante a hora do voto, bem como na presença em órgãos de comunicação social, que é “desaconselhada”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *