Eurogrupo despede-se hoje de Schauble

O Eurogrupo despede-se esta Sexta-Feira de Wolfgang Schauble, o ministro das finanças alemão, que foi tido durante vários anos como o líder informal deste grupo, por ser ele a passar aos seus homólogos a exigências da Alemanha no quadro europeu.

 

Para além da despedida de Schauble, esta reunião do Eurogrupo será também de avaliação à sexta missão pós-programa de assistência a Portugal, onde o país estará representado pelo Secretário de Estado Ricardo Mourinho Félix, tendo em conta que o Ministro das Finanças, Mário Centeno, não viajará até ao Luxemburgo.

Esta é a semana em que os países apresentarão os seus projectos orçamentais para o ano de 2018, com a data limite de entrega junto da União Europeia a estar agendada para o dia 15 de Outubro.

Este encontro, que será seguido de uma reunião alargada dos ministros das finanças do Ecofin, assinala a despedida de Wolfgang Schauble, que vai passar a presidir ao parlamento federal alemão, após as últimas eleições, que obrigaram Angela Merkel a fazer mexidas no seu executivo.

Descomplicador:

O Eurogrupo despede-se hoje de Wolfgang Schauble, o ministro das finanças alemão, que durante vários anos foi tido como o líder informal deste órgão, por transmitir as exigências de Angela Merkel aos parceiros europeus.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *