Líder da Catalunha prepara-se para declarar independência. Rajoy prepara pacote legislativo

O líder do governo regional da Catalunha, Carlos Puigdemont, prepara-se para declarar a independência da região na reunião da Generalitat, agendada para amanhã, Terça-Feira. O líder do governo central, Mariano Rajoy, está já a preparar um pacote legislativo que dê resposta a esta intenção.

“A declaração de independência, a que nós não chamamos declaração unilateral de independência, está prevista na lei do referendo como aplicação dos resultados”, disse Puigdemont, acrescentando que “o que está a acontecer na Catalunha é real, gostem ou não. São milhões de pessoas que votaram, que querem decidir, temos que falar disto. De que é que pensam que havemos de falar? Porque é que pensam que as pessoas se mobilizam? As pessoas não se movem e fazem frente à violência policial por uma reforma do modelo de financiamento”.

Com esta intenção por parte do governo regional, Mariano Rajoy está já a preparar a utilização de um pacote legislativo por forma a dar resposta a esta intenção de independência. Mariano Rajoy pode recorrer a um artigo da Constituição espanhola que permite ao governo central retirar poder ao governo regional e as ordens virem directamente de Madrid.

No entanto, Mariano Rajoy não quer só utilizar essa cláusula da Constituição, mas também criar um pacote legislativo que permita controlar os órgãos regionais da Catalunha e poder assim “governar por decreto”, numa interpretação informal da intenção de Rajoy.

Descomplicador:

Carlos Puigdemont, líder do governo regional da Catalunha, prepara-se para declarar a independência da região, mas Mariano Rajoy vai aplicar um artigo constitucional que lhe permite retirar poder aos órgãos regionais e governar a partir de Madrid.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *