Sebastian Kurz, 31 anos, vence eleições na Áustria

Sebastian Kurz é o líder do OVP, o partido conservador austriaco e foi eleito ontem o próximo chanceler do país, depois de ter conquistado as eleições com 31,6% dos votos, registando uma subida surpreendente de 7,6% face às eleições de 2013. As eleições resultaram também no reforço do partido associado à extrema-direita.

 

“Estou verdadeiramente surpreendido. Fizemos o impossível possível. Muito obrigado pelo empenho e pelo triunfo histórico”, disse Kurz aos apoiantes do OPV ao final da noite, embora ainda faltem ser conhecidos os resultados dos votos por correspondência para obter os resultados oficiais das eleições.

Quem também registou uma grande subida foi o Partido da Liberdade, associado à extrema-direita. O líder, Heinz-Christian Strache mostrou-se satisfeito com o resultado, dizendo que: “Estamos satisfeitos com este grande sucesso e uma coisa é clara: quase 60% da população austríaca votou no nosso programa”.

Apesar da imprensa local e dos analistas politicos apontarem para uma coligação entre o OVP e a extrema-direita, Sebastian Kurz não descarta uma nova coligação com os sociais-democratas, embora agora com uma correlação de forças diferente.

Descomplicador:

Sebastian Kurz tem apenas 31 anos mas venceu as eleições para chanceler da Áustria. Apesar da vitória dos conservadores, o partido de extrema-direita também registou uma grande subida e teme-se agora uma coligação. Ainda assim, Kurz abre a porta a uma coligação com os sociais-democratas, que estavam no poder desde 2013.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *