George Soros doa 15 mil milhões para melhorar a democracia

O filantropo e multimilionário George Soros doou 18 mil milhões de dólares, cerca de 15 mil milhões de euros, à Open Society, uma fundação que tem como objectivo o desenvolvimento da democracia. A Open Society é uma das fundações mais ricas do mundo, apenas atrás da fundação de Bill e Melinda Gates.

 

A Open Society é uma rede com escritórios em 37 localizações diferentes e com acções em mais de 100 países e que conta já com um fundo de doações de 29 mil milhões de euros. Já George Soros, conhecido filantropo, com uma fortuna liquida na ordem dos 23 mil milhões de dólares, doou agora 15 mil milhões de euros da sua fortuna pessoal.

À Associated France Press, a porta-voz da Open Society explicou que esta doação “reflecte um processo em andamento de transferência de recursos que ocorre há vários anos”, com o multimilionário a pretender deixar grande parte da fortuna à fundação onde estão três dos seus cinco filhos.

A veia filantropa de George Soros começou com a atribuição de bolsas escolares às vitimas do Apartheid, corria o ano de 1970, contribuindo mais tarde para a abertura da ex-URSS, sendo conhecido por apoiar as “causas perdidas”.

Descomplicador:

George Soros, filantropo multimilionário, doou 15 mil milhões de euros da sua fortuna pessoal para a Open Society, uma fundação para o desenvolvimento da democracia que actua em mais de uma centena de países.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *