António Costa marca presença em Conselho Europeu

O Primeiro-Ministro, António Costa, vai marcar presença no Conselho Europeu, em Bruxelas, esta Quinta e Sexta-Feira, onde o tema em destaque será a saída do Reino Unido da União Europeia.

 

O Brexit será o tema em destaque, com Theresa May a dirigir-se aos seus congéneres na Quinta à noite. Na Sexta-Feira, já sem Theresa May presente na mesa da reunião, os líderes europeus vão debater qual a estratégia para dar seguimento às negociações.

A União Europeia só quer passar à próxima fase de negociações depois de estarem firmadas as condições do “divórcio”. A fase seguinte será a de discutir acordos comerciais entre a União Europeia e o Reino Unido, bem como outros temas burocráticos.

“Todos estamos a contar que o Conselho venha a constatar a impossibilidade de avançar já para a segunda fase da negociação, visto que a condição para que esse avanço se pudesse fazer era ter havido progressos substanciais nas rondas negociais que já houve”, disse recentemente Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Descomplicador:

O Primeiro-Ministro, António Costa, marca presença hoje e amanhã no Conselho Europeu que se realiza em Bruxelas e que tem como principal destaque dos trabalhos a saída do Reino Unido da União Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *