Câmara de Braga abre todas as reuniões ao público

Não é caso único, mas também não é o mais habitual. A Câmara Municipal de Braga decidiu na primeira reunião do recém-empossado executivo autárquico, abrir todas as reuniões ao público. Por norma, as autarquias escolhem uma por mês para receber os munícipes. As reuniões realizam-se de 15 em 15 dias, sempre às Segundas-Feiras.

“É mais um contributo que julgamos que damos para o escrutínio da comunicação social e dos cidadãos e possibilidade de avaliação dos cidadãos daquilo que é o desempenho dos seus eleitos e de participarem activamente nas reuniões”, disse o presidente Ricardo Rio, para justificar esta decisão que foi aprovada por unanimidade.

Ainda nesta primeira reunião, onde foram distribuídos os pelouros, a oposição pediu a possibilidade de contratar um apoio politico, mas tal pedido foi recusado por Ricardo Rio que disse reiterar “a posição de que uma coisa são melhorias de condições logísticas, instrumentos e ferramentas de carácter administrativo e informático (…), outra coisa diversa, e que no nosso entendimento vai ao arrepio do espírito da lei, é munir os vereadores da oposição de um apoio politico, pessoal ou partidário que possa apoiar o desenvolvimento da sua actividade”, justificou.

Ricardo Rio foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Braga pela coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), que obteve 53% dos votos e sete de um total de onze vereadores, com o PS a ter eleito três e a CDU apenas um.

Descomplicador:

A Câmara de Braga decidiu na primeira reunião de executivo que todas as reuniões do órgão de gestão do município serão abertas ao público. As reuniões dos vereadores realizam-se às Segundas-Feiras, de 15 em 15 dias.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *