Oposição venezuelana vence Prémio Sakharov e anúncio gera gargalhadas

O Parlamento Europeu atribuiu já o Prémio Sakharov deste ano. A oposição venezuelana foi a vencedora do prémio, que atribuiu 50 mil euros e uma grande exposição mediática. No entanto, na hora do anúncio, o presidente do Parlamento Europeu, António Tijani, foi interrompido por deputados de algumas bancadas, que não concordam com a atribuição.

 

A vitória da oposição venezuelana deve-se sobretudo ao apoio do Partido Popular Europeu e do ALDE, levando a que o Parlamento Europeu envie nova mensagem ao governo de Nicolas Maduro. No entanto, esta escolha não foi consensual, com os Socialistas e os Democratas europeus a não terem gostado desta atribuição.

O descontentamento foi tal que, no momento do anúncio, o presidente do Parlamento Europeu foi interrompido por gargalhadas e por gritos de “Não passarão”. O Parlamento Europeu foi no entanto um dos primeiros órgãos a não reconhecer a Assembleia Constituinte de Maduro e tem sido um dos principais suportes da oposição na Venezuela.

Os outros candidatos à vitória eram a activista indígena da Guatemala, Aura Lolita Chavéz Ixcaquic, e o jornalista sueco-eritreu Dawit Isaak, que está preso desde 2001 por publicar informações favoráveis à abertura democrática a Eritreia.

O Prémio Sakharov foi atribuído pela primeira vez em 1988 a Nelson Mandela e Anatoly Marchenko, a título póstumo. Nos últimos anos, nomes como Raif Badawi, Guillermo Farinas e Malala foram alguns dos vencedores.

Descomplicador:

A oposição venezuelana venceu o Prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu, mas que gerou desconforto junto dos Socialistas e Democratas, que riram no momento em que Antonio Tijani, presidente do PE, atribuiu o prémio.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *