Catalunha governada por vice-presidente de Rajoy

Mariano Rajoy escolheu a sua vice-presidente, Soraya Saenz Santamaria, para governar a Catalunha, depois da destituição de Carlos Puigdemont, devido à aplicação do artigo 155. Até às próximas eleições, a liderança formal será assim protagonizada por uma figura do Partido Popular.

A informação foi publicada no Boletim Oficial do Estado e representa a substituição formal de Carlos Puigdemont, que foi destituído de presidente da Generalitat, bem como outras figuras do estado catalão, devido à aplicação do artigo 155.

O restante executivo catalão será assegurado pelo executivo central de Espanha, com cada ministro do governo central a ficar responsável pela pasta respectiva da região autonómica da Catalunha. Esta atribuição de competências foi também colocada por escrito por Mariano Rajoy no Boletim Oficial do Estado.

As agências e instituições que estavam sob dependência do governo catalão passam agora a responder ao governo central liderado por Rajoy, tendo o Primeiro-Ministro destituído ainda o director-geral da policia catalã, com vista a tentar conter a corrente pró-independência.

Descomplicador:

Mariano Rajoy atribuiu a liderança da Catalunha à sua vice-presidente Soraya Saenz Santamaria, atribuindo ainda as restantes pastas da região, aos respectivos ministros do governo central de Madrid.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *