Académica de Coimbra põe frente-a-frente actual presidente e tesoureiro

Vão decorrer no dia 20 e 21 de Novembro eleições para a Associação Académica de Coimbra, a mais emblemática das académicas nacionais e este acto eleitoral tem a particularidade de colocar frente-a-frente o actual presidente, que se recandidata a um segundo mandato, ao seu tesoureiro.

Alexandre Amado está a cumprir o primeiro mandato como presidente da Associação Académica de Coimbra e será recandidato a um segundo ano, mas desta vez terá como seu oponente Francisco Sarmento, actual tesoureiro da Direcção-Geral encabeçada por Alexandre Amado.

Com o mote “Académica de Causas”, Alexandre Amado procura um segundo mandato, onde considera que “em 2018 enfrentaremos alguns desafios sem precedentes” e que “para lhes responder à altura é crucial fortalecer os laços entre todas as estruturas da Casa e chamar todos os estudantes à participação. Agora, mais do que nunca, precisamos de uma Academia coesa e mobilizada”.

Já Francisco Sarmento candidata-se sob o mote “Juntos pela Académica”, onde defende que a “AAC terá de garantir que somos valorizados e que todas as oportunidades de crescimento estarão acessíveis”, colocando os Jogos Europeus Universitários de 2018 como o grande desafio do próximo mandato.

Entretanto, em entrevista ao jornal A Cabra, Alexandre Amado disse apenas que não existiu no passado “de qualquer manifestação prévia de discórdia”, quanto ao seu tesoureiro e agora opositor, Francisco Sarmento. Com a divisão da Direcção-Geral, vários elementos da actual direcção acabaram também por tomar posição quanto aos dois candidatos.

As eleições estão agendadas para os dias 20 e 21 de Novembro e a entrega das listas decorre até ao dia 7, com a campanha eleitoral a realizar-se entre os dias 13 e 17 de Novembro.

Descomplicador:

A Associação Académica de Coimbra vai a eleições este mês e o actual presidente, Alexandre Amado, é candidato a um segundo mandato mas tem como opositor o seu tesoureiro, Francisco Sarmento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *