Startup Visa: Governo cria “vistos especiais” para empreededores

É uma das primeiras medidas anunciadas este ano pelo Governo de António Costa no âmbito de mais uma Web Summit. O executivo português vai lançar em Janeiro de 2018 o Startup Visa, um visto de residência a quem quiser integrar o ecossistema de empreendedorismo português.

O pedido pode ser feito a partir de Janeiro de 2018, através de uma plataforma informática. Assim, “os jovens empreendedores de todo o mundo que queiram abrir uma empresa inovadora vão ter acesso rápido a um visto de residência que lhes permite criar ou mover a startup para Portugal”.

Com a atribuição deste visto, os empreendedores podem ter acesso à rede de incubação Startup Portugal, bem como aos benefícios atribuídos através deste programa de apoio ao empreendedorismo, criado pelo executivo, aquando da realização da primeira cimeira.

A medida vai ser formalmente anunciada no lançamento da Web Summit 2017 e dirige-se a jovens que “querem desenvolver actividades empresariais de produção de bens e serviços inovadores”, que “vão abrir ou deslocalizar empresas e/ou projectos centrados em tecnologia e em conhecimento, com perspectiva de desenvolvimento de produtos inovadores”, que “gozam de potencial para criação de emprego qualificado” e que “detêm potencial para atingir, três anos após o período de incubação, um valor de 325.000 euros, ou um volume de negócios superior a 500.000 euros/ano”.

Descomplicador:

O Governo vai lançar o programa “Startup Visa”, um visto de residência especial para empreendedores que se queiram deslocar para Portugal e criar empresas no âmbito de serviços ou projectos inovadores.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *