Ciudadanos ganha relevância com a questão da Catalunha

O Ciudadanos é o partido que está a ganhar mais nas sondagens com a questão da independência da Catalunha e pode tornar-se nas segunda força politica do país, igualando o PSOE. O Podemos, de Pablo Iglesias, é o partido que tem registado as maiores quedas.

Uma sondagem divulgada pelo jornal El País aponta para os 22,7% de intenções de voto para o Ciudadanos, o partido liderado por Alberto Rivera, empatando assim com o PSOE e podendo tornar-se a segunda maior força politica espanhola, atrás do Partido Popular.

Caso se verifique este resultado, será a melhor votação obtida pelo Ciudadanos desde que se tornou num partido de âmbito nacional, registando uma subida superior a 10% face às eleições de Junho de 2016.

“Estes três dados mostram que os inquiridos premeiam a firmeza com que Rivera se posicionou contra o referendo ilegal de 1 de Outubro, o papel de protagonista que Inés Arrimadas, lider parlamentar do Ciudadanos, teve na crise e o apoio do Ciudadanos ao governo na activação do artigo 155 da Constituição”, diz a análise do diário espanhol.

O Ciudadanos nasceu em 2006 com o objectivo de lutar contra o nacionalismo catalão e essa posição de firmeza tem granjeado sucesso, que pode agora ganhar outra relevância com a questão da independência da Catalunha.

Descomplicador:

O Ciudadanos, liderado por Alberto Rivera, regista nas últimas sondagens a maior percentagem de intenções de voto da história, podendo ser um dos partidos a sair com melhor imagem da crise na Catalunha.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *