À segunda foi de vez: Isabel dos Santos destituída da Sonangol

A filha de José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, foi hoje exonerada da liderança da Sonangol, a petrolífera angolana, envolvida em várias polémicas de corrupção. Depois de há duas semanas atrás a informação ter sido desmentida, hoje o governo angolano de João Lourenço confirmou já a noticia.

“O Presidente da República, João Lourenço, exonerou nesta quarta-feira, 15, em Luanda, o secretário de Estado dos Petróleos, Carlos Saturnino Oliveira, a presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Isabel dos Santos, e outros membros do Conselho de Administração da petrolífera angolana”, diz o governo num comunicado publicado no portal oficial do executivo.

O ex-Secretário de Estado dos Petróleos, Carlos Saturnino foi já nomeado como novo presidente do Conselho de Administração da Sonangol. Carlos Saturnino tinha sido dispensado da Sonangol Pesquisa e Produção por Isabel dos Santos e regressa agora à empresa como presidente do Conselho de Administração.

Entretanto, quase em simultâneo com esta informação, o Ministro da Comunicação Social ordenou a retirada da gestão da Televisão Pública de Angola (TPA) à empresa gerida pelos filhos de José Eduardo dos Santos: Welwitshea ‘Tchizé’ e José Paulino dos Santos.

Na ordem de retirada da gestão, o Ministro da Comunicação Social informa que “no cumprimento de orientações do Presidente da República, cessam a partir desta data todos os contratos entre o ministério em questão, a TPA e as empresas privadas Westside e Semba Comunicação”. Esta ordem indica o encerramento imediato da TPA Internacional para construção de nova grelha de programas, bem como a reformulação da grelha da TPA2 para entrada em vigor a 1 de Janeiro de 2018.

Descomplicador:

Isabel dos Santos foi destituída da liderança da Sonangol, a empresa petrolífera angolana, tendo também destituído os filhos de José Eduardo Santos da Televisão Pública de Angola.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *