El Mundo aponta Centeno como favorito à liderança do Eurogrupo

O jornal espanhol El Mundo aponta o Ministro das Finanças português, Mário Centeno, como favorito à liderança do Eurogrupo, o grupo informal de Ministros das Finanças da Zona Euro. Os nomes dos candidatos serão conhecidos a 1 de Dezembro.

 

O El Mundo explica que Mário Centeno começou por ser “um personagem questionado pelas autoridades financeiras, para se tornar depois numa pessoas querida tanto em Washington como em Bruxelas”, devido ao desempenho económico português.

O jornal espanhol explica ainda que “as instituições internacionais ficaram alarmadas quando Centeno autorizou a reposição parcial dos salários dos funcionários públicos e cancelou as privatizações dos transportes públicos de Lisboa e Porto”, mas que “mudaram de opinião ao tomarem nota da política de gasto público zero implementada pelo Ministério nos últimos dois anos e da sua determinação para aproveitar a considerável recuperação económica – apoiada no aumento das exportações e no espectacular boom do turismo – para saldar as dívidas pendentes”.

Os nomes dos candidatos serão conhecidos no dia 1 de Dezembro e no dia 4 desse mesmo mês será conhecido o sucessor de Jeroen Dijsselbloem. Para um candidato sair vencedor da votação necessita de pelo menos dez votos.

Descomplicador:

Mário Centeno é apontado pelo jornal El Mundo como o favorito a suceder a Jeroen Dijsselbloem na liderança do Eurogrupo, o grupo informal de Ministros das Finanças da Zona Euro. O Governo português ainda não esclareceu se Centeno será candidato.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *