O que é que Amesterdão tem que o Porto não tem?

Amesterdão foi a cidade escolhida para receber a Agência Europeia do Medicamento, relegando assim a candidatura portuguesa encabeçada pela cidade do Porto. A cidade portuguesa ficou em 7º entre 16 candidaturas apresentadas junto da União Europeia.

Após quatro rondas de votação, Amesterdão e Milão empataram e a decisão foi tomada por sorteio, com os 900 funcionários a mudarem-se assim de armas e bagagens para a capital holandesa. Nas casas de apostas, Milão liderava a corrida, mas Amesterdão surgia logo no terceiro lugar.

Rui Moreira reagiu ao resultado, dizendo que, o Porto está “ainda mais mira dos investidores internacionais; para além de sermos um pólo turístico de grande importância, hoje somos uma cidade para investir e para viver como há poucas na Europa”.

Segundo o jornal Público, um relatório divulgado pela Agência chumbou os três edifícios propostos pelo Porto para albergar a estrutura. O Palácio Atlântico, que chumbou em todos os parâmetros, o Palácio dos Correios e as novas instalações a construir na Avenida Camilo Castelo Branco não cumpriam os requisitos técnicos exigidos.

O relatório levantou também dúvidas sobre a capacidade de albergar as 1300 pessoas envolvidas na mudança da Agência Europeia do Medicamento. Amesterdão venceu com destaque no “lay-out” e no plano de recolocação, apresentando apenas algumas limitações no edifício.

Descomplicador:

Amesterdão foi a cidade que conquistou a Agência Europeia do Medicamento, relegando o Porto para o meio da tabela. A candidatura portuguesa falhou os requisitos técnicos nos edifícios propostos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *