Deputados da Juventude Socialista integram sete propostas no Orçamento do Estado

Foi hoje aprovado, na Assembleia da República, o Orçamento do Estado (OE) para 2018, com a inclusão de sete propostas apresentadas pelos deputados da Juventude Socialista, segundo informa a estrutura em comunicado difundido à imprensa.

Uma das propostas aprovadas teve em vista a reposição do desconto de 25% no passe de transportes para todas as
crianças e jovens com idade igual ou inferior a 18 anos. «É nas franjas mais jovens da sociedade que se influenciam mentalidades e se cuida de hábitos futuros e onde é maior a necessidade de consciencialização para alternativas de transporte mais sustentáveis», referiu Ivan Gonçalves, deputado e Secretário-geral da JS.

Outras das propostas aprovadas dizem respeito ao congelamento do aumento do valor máximo da propina para as licenciaturas. Foram também aprovadas três iniciativas na área da habitação, com o aumento de 50% da dotação do programa Porta 65 Jovem, para 18 milhões de euros, o aumento do limite de dedução, a título de despesas de educação, dos encargos com rendas de habitação para 300€ e a criação de uma linha de financiamento para melhoria e construção de novas residências para alojamento de estudantes do Ensino Superior.

“As políticas de habitação devem ser uma prioridade no actual contexto nacional, tendo em conta as assimetrias geográficas que conhecemos e as crescentes dificuldades na oferta de alojamento acessível aos estudantes. É necessário aumentar o número de camas disponíveis para os estudantes do ensino superior”, defendeu o líder dos jovens socialistas.

Ivan Gonçalves, Hugo Carvalho, João Torres e Diogo Leão são os quatro deputados da Juventude Socialista, eleitos pelas listas do Partido Socialista.

Descomplicador:

A Juventude Socialista divulgou em comunicado o seu contentamento pelas sete propostas que inclui no Orçamento do Estado para 2018. Iniciativas da área da educação e habitação jovem foram os destaques destes dias de negociações.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *