Tony Blair quer reverter o referendo do Brexit

O ex-Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, quer reverter o referendo que deu a vitória ao Brexit, baseando-se nos pressupostos falsos que foram apresentados durante a campanha eleitoral. Uma sondagem do Daily Mail refere que 50% dos britânicos quer uma repetição do referendo.

“Quando os factos mudam, penso que as pessoas têm direito a mudar de opinião”, disse Tony Blair numa entrevista à Radio 4 da BBC, afirmando ainda que o Reino Unido está perante “uma tragédia nacional” no que toca ao financiamento do Sistema Nacional de Saúde, um dos sectores que foi utilizado durante a campanha eleitoral.

Tony Blair referia-se ao argumento utilizado durante a campanha de que o Reino Unido iria ter disponíveis 350 milhões de libras por semana, que deixaria de enviar para a União Europeia e que seriam aplicadas na saúde. No entanto, estes números não contabilizaram o que o Reino Unido recebe através de fundos de coesão em diversos sectores como a agricultura ou a investigação cientifica.

Entretanto, ontem, o Daily Mail divulgou uma sondagem onde 50% dos inquiridos quer uma repetição do referendo e onde apenas 34% diz que é contra, com 16% a não saberem. Um terço dos inquiridos diz ainda a sua situação financeira piorará com a saída da União Europeia.

Descomplicador:

O ex-Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, quer uma repetição do referendo que deu a vitória ao Brexit, afirmando que os argumentos utilizados durante a campanha revelaram não ser verdadeiros. Uma sondagem do Daily Mail diz que 50% dos inquiridos quer repetir a votação.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *