Putin anuncia retirada da Rússia do território sírio

Vladimir Putin realizou hoje uma visita surpresa à base militar de Hmeimim , no nordeste da Síria, onde anunciou a retirada da maioria do contingente militar russo do território. Vladimir Putin foi recebido, entre outros, pelo presidente sírio, Bashar Al-Assad.

“Em perto de dois anos, as forças armadas russas, em colaboração com o exército sírio, destruíram em grande parte os terroristas internacionais. Por isso, tomei a decisão de fazer regressar à Rússia a maior parte do contingente militar russo que está na Síria”, disse o presidente russo citado pela agência Interfax.

Bashar Al-Assad reagiu em comunicado, ao dizer que “o que os militares russos fizeram não será esquecido pelo povo sírio depois do sangue dos seus mártires se ter juntado com o dos mártires do Exército Árabe Sírio na luta contra os terroristas”.

Embora o Estado Islâmico mantenha algumas bolsas de resistência pelo país, a Rússia anunciou há dias a erradicação total do movimento terrorista do território sírio. As declarações de Vladimir Putin foram difundidas já quando o presidente russo se encontrava fora do país.

Descomplicador:

Vladimir Putin anunciou hoje a retirada da maioria do contingente russo do território sírio, dias depois de ter anunciado a erradicação total do Estado Islâmico.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *