Líderes europeus dão luz verde a segunda fase do Brexit

Os líderes europeus deram luz verde a uma segunda fase de negociação com o Reino Unido para a saída da União Europeia. A segunda fase vai incidir na relação entre o Reino Unido e a União Europeia, pós-Brexit.

“Os líderes da UE concordaram em avançar para a segunda fase das negociações do ‘Brexit”, escreveu Donald Tusk na sua conta oficial do Twitter, onde deu ainda os parabéns a Theresa May pela forma como conduziu o processo e conseguiu ultrapassar os impasses.

Os 27 líderes europeus estiveram reunidos sem Theresa May e concordaram que existiram “progressos suficientes” para levar adiante as negociações do Brexit. Esta primeira fase incidiu sobre os termos do “divórcio” entre o Reino Unido e a União Europeia.

A saída do Reino Unido da União Europeia está “marcada” para 29 de Março de 2019, período ao qual se seguem dois anos de transição, em termos que terão ainda que ser definidos entre a União Europeia e o Governo britânico.

Descomplicador:

Os 27 líderes europeus deram luz verde ao primeiro acordo sobre o Brexit, abrindo assim caminho à segunda fase de negociação, que se vai centrar na relação entre o Reino Unido e a União Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *